segunda-feira, 20 de julho de 2009

ENTREVISTA OVERSTATE - 2006


Entrevista com a banda Overstate feita em 2006 para um zine de papel que não saiu! Pro pessoal matar a saudade e ficar um pouco mais por dentro da história da banda, das expectativas da HUP! a três anos atrás, projetos e etc. Na foto, a formação da banda na época da entrevista.

1. Apesar de estar dentre uma das bandas mais representativas da cena de BH, o Overstate tem pouco tempo de formação, certo? Conte-nos sobre como surgiu a idéia da banda e a escolha dos integrantes.
Matteo - A idéia surgiu uns 2 anos atrás mais ou menos, pois eu estava sentindo falta de ter banda e tocar... Apesar de ter tocado em bandas mais pesadas, como o Purification, sempre gostei mais de old school, o estilo que a gente toca agora com o Overstate... Logo que cheguei, tinha aqui em BH uma banda chamada Out Of Step, eu conhecia todos os integrantes e peguei "emprestado" 3 deles para formar este "side-project"... Recentemente aconteceram algumas mudanças na formação, o Ivo que era um dos guitarristas saiu e a formação atual do Overstate é Matteo, Glauce, Leandro, Digão e Marcelo.

2. A galera sempre tem essa curiosidade, ainda mais quando se trata de nomes em inglês, então, fale-nos sobre a idéia do nome da banda e a intenção por trás dele.
M – A gente precisava de um nome de impacto e curto, então numa tarde eu e a Glauce pegamos um dicionário de inglês e fomos olhando varias páginas e palavras, até achar um nome que nós agradava: Overstate significa "exagerar" e é uma palavra que soa forte, assim ficou como nome.

3. Como conheço a banda há um tempo, sei que contam com integrantes Straight Edge no line-up. Mas essa é uma postura de todos? E até onde isso influência na banda?
M – 4 dos 5 integrantes são straight edge, mas a postura da banda é influenciada pelo veganismo / vegetarianismo. O Overstate não é e nunca foi uma banda sXe, mas é uma banda que apóia 100% o estilo de vida livre de crueldade e agora os 5 integrantes são vegans.

4. O Matteo (vocal), trouxe para o Brasil a Hurry Up Records, que vem fazendo um trabalho muito sério e realmente bom por aqui. Quais as diferenças de se manter um selo aqui no Brasil e outro na Europa? E como está sendo manter os dois?
M – Antes de tudo, obrigado pelo elogio. A diferença não é muita, praticamente passei a gastar dinheiro em dois lugares eheh... Achei importante poder dar uma pequena ajuda à cena do Brasil. A HUP! Brasil nasceu com este objetivo, disponibilizar bons CDs de bandas HC para que todo mundo possa comprá-los num preço baixo. A receptividade do povo daqui também foi boa e a HUP! conta agora com 6 lançamentos, sem contar outros já planejados. Acho que esta é também a principal diferença: na maioria dos casos, as pessoas daqui ficam muito mais interessadas no nosso "trabalho" do que na Europa... Obviamente na Europa é tudo proporcionalmente mais barato e acessível, como turnês, alugar uma van, imprimir um CD, merchandise e tudo isso...

5. Aproveitem ai e avisem a galera das novidades da HUP! Brasil pra esse começo de 2007!
M – Começamos uma ótima parceria com a gravadora Inmigrant Records, da Colômbia, que lançará alguns dos nossos CDs por lá e que ajudará a trazer as nossas bandas para tocar na América do Sul... Sobre CDs, estamos esperando o álbum do Death Before Dishonor que vai chegar daqui a pouco, o Have Heart está sendo enviado pra fábrica estes dias e temos marcado um split do Overstate junto com Crossfire, também de BH.
6. Individualmente, os integrantes assumem algum tipo de postura política, ou ligação com algum determinado movimento?
M – Como falei antes, todo mundo na banda apóia o veganismo / vegetarianismo; posição política é difícil explicar, cada um tem as próprias visões e as próprias posições. O Overstate não tem letras sobre política pois elas não iriam refletir a idéia de todos os integrantes. Eu tenho idéias bem definidas sobre muitos argumentos, do HC e fora dele, e às vezes nos shows tento fazer com que as pessoas pensem sobre coisas que acho importantes ou interessantes, falando também a minha opinião... Neste sentido, posso afirmar que tenho uma postura minha.

7. Voltando a falar da HUP! Brasil... O selo tem trazido para o Brasil álbuns muito bons e com preços muito acessíveis. Como está sendo a resposta do público até aqui? Está sendo dentro das expectativas de vocês, ou vocês acham que a galera tem optado muito pelo mp3?
M- Mesmo uma pessoa optando pelo MP3, nunca será como ter um CD na mão, com as letras, o encarte, e incluindo o maior valor agregado que é ajudar um movimento a não morrer. Se eu tivesse dinheiro suficiente, gostaria de poder lançar muito vinil, mas infelizmente os custos estão altos demais. Baixar música é bom, pois se você gosta vai comprar o CD... O grande problema é que as pessoas baixam as músicas, reclamam do preço dos CDs e gastam sei lá quanto em uma festa ou numa calça... Acho que se trata de uma definição de prioridades, do que pra você importa mais.

8. A Glauce (baixo), toca o projeto do zine de papel Outspoken desde 98, lançando um exemplar por ano, exceto em 2006, que saíram dois. Como é pra você, Glauce, manter por tanto tempo um zine de papel, e resistir aos tempos atuais, de informação virtual?
Glauce – O Outspoken é uma das coisas que mais gosto de fazer. Quando fiz o primeiro, há quase 10 anos, não poderia imaginar que conseguiria mantê-lo por tanto tempo. Muitas vezes desanimei com o custo e também com a falta de tempo pra fazer algo do jeito que eu gostaria, mas fui em frente, mesmo fazendo 1 edição por ano. Nunca quis desistir dele e fui levando, até que em 2006 consegui me dedicar mais, melhorar a diagramação, fazer a capa colorida e focar mais o zine nas entrevistas. Apóio todos que queiram fazer um fanzine de papel, pois acho muito mais bacana do que ler textos na Internet o tempo todo. Mas a realidade é que o custo é alto e o dinheiro todo não volta e vai entrando aos poucos. Hoje em dia, quando eu penso em fazer a nova edição, penso também no dinheiro que vou ter que economizar para pagar tudo e acabei optando por colocar alguns anúncios para ajudar. E podem ter certeza que logo logo tem uma nova edição saindo e que o Outspoken continuará por muito tempo!

9. Influências eu creio que a banda tenha muitas, certo? Mas cite algumas ai pra galera ficar por dentro.
M – Cro-Mags, Comeback Kid, Panic, Gorilla Biscuits, Youth Of Today...

10. O que o Overstate tenta passar para o público quando sobe ao palco?
M – A gente tenta fazer com que as pessoas fiquem um pouco mais por dentro do vegetarianismo e que tenham uma meia hora intensa, onde cantem junto e compartilhem algo bom com a gente.

11. A banda já tem uma demo lançada. Mas vocês já planejam outros projetos de gravações?
M – Estamos gravando estes dias 8 músicas novas, vamos mandar masterizar nos EUA e sairemos no split com Crossfire aqui no Brasil, um lançamento da HUP! Brasil em parceria com a 53HC... Fora do Brasil já temos algumas coisas fechadas, mas é cedo para divulgar!
12. E os shows? Como estão rolando pra vocês? Têm tocado muito?
M – Não temos tocado muito neste período pois ficamos fechados no estúdio preparando a gravação, mas podem contar que depois dela vamos tocar o máximo possível!

13. Bom pessoal, valeu mesmo ai pela atenção e cooperação, precisando, estamos ai! Mas agora o espaço é livre pra vocês... valeu!
M – Quem quiser dar uma olhada e deixar um comentário, o nosso Myspace é: www.myspace.com/overstate. Muito obrigado pela entrevista é até mais! Visite também: www.hurryuprecs.com/br

4 comentários:

  1. muito boa a entrevista, simpatizo muito das idéias que fundamentaram o overstate.
    e colé Bruno, nada de ficar retendo informação! bora soltar o que vc tem armazenado em casa!

    AHAHAHA
    abraço;

    ResponderExcluir
  2. É o IPATINGA Caio. Aprende a ler! HAHA.
    Daqui uns dias posto a do CROSSFIRE, só que o Bruno propos de re-editarmos ela, dai vou ver isso com ele e logo posto aqui.

    ABRAÇO!
    IPATINGA.

    ResponderExcluir
  3. Uai fi, como eu vou saber? agora que vi o nome do postador AHAHHAHAHAHAH
    agora lembrei que vc tinha essa entrevista mesmo
    posta a do crossfire tb mesmo.

    joga as paradas que vc tiver aí mano.
    abraxxx

    ResponderExcluir